Tocantins registra mais de 2,6 mil focos de incêndio no primeiro semestre de 2025
Share this content:
Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Os incêndios no Tocantins em 2025 devastaram mais de 800 mil hectares, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Apesar da redução de 30% em relação a 2024, o estado segue entre os que mais registraram focos no país, com 2.623 ocorrências no primeiro semestre, o que representa 13,6% do total nacional.
De acordo com especialistas, as queimadas intensas afetam a vegetação nativa, aceleram a degradação do solo e aumentam a emissão de gases de efeito estufa. Só em setembro, foram 2.381 focos de calor.
Diversos incêndios criminosos foram flagrados. Em Dianópolis, um homem foi preso após atear fogo em um lote baldio. Em Barrolândia, moradores denunciaram perdas de até 80% na produção agrícola por causa das chamas. Já em Dois Irmãos, um suspeito foi detido e multado em R$ 6 mil. As penas para esse tipo de crime podem chegar a seis anos de prisão.
Em Palmas, o Corpo de Bombeiros mantém monitoramento 24 horas da serra que circunda a cidade, considerada área crítica. Segundo o tenente Moisés Bissoto, a corporação atua em conjunto com brigadas municipais para prevenir novos focos.
Publicar comentário