Guarda Ambiental de Palmas ensina como agir diante de cobras e outros animais peçonhentos
Share this content:
Foto: Divulgação GMP
A Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas divulgou orientações à população sobre como proceder ao se deparar com animais peçonhentos ou silvestres em áreas urbanas. As recomendações foram reforçadas após o registro de 91 ocorrências de captura de serpentes entre janeiro e outubro de 2025.
De acordo com a Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana, foram capturadas 46 jibóias, uma cascavel, sete cobras-cipós, seis cobras-corais, três corre-campos, uma jararaca, duas papa-pintos e 23 serpentes não especificadas.
A maioria dos animais recolhidos em área urbana não era peçonhenta, mas representava risco devido à presença em locais habitados.
A agente ambiental Sabrina Silvéria de Oliveira orienta que, ao encontrar uma serpente ou outro animal silvestre, a pessoa mantenha distância e não tente capturar, ferir ou matar o animal.
“A ausência de contato evita o estresse e um possível ataque. O ideal é acionar a Guarda Ambiental pelo número 153 para que a equipe realize a captura e devolva o animal ao seu habitat natural”, explicou.
A Guarda reforça que o procedimento é essencial tanto para a segurança da população quanto para a preservação da fauna local.
Publicar comentário