Suspeita de gripe aviária em granja tocantinense é excluída pelo Ministério

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura descartou nesta quarta-feira (28) a suspeita de gripe aviária em uma granja comercial de Aguiarnópolis, no Tocantins. A informação consta no painel oficial que monitora casos da Síndrome Respiratória e Nervosa em aves.

Com isso, segue sob investigação apenas uma suspeita em Anta Gorda (RS). O único foco confirmado no Brasil, registrado em Montenegro (RS), foi encerrado no sábado (25) após desinfecção e início do vazio sanitário, etapa que dura 28 dias.

Exportações seguem impactadas por embargos internacionais

Sem novos casos até 18 de junho, o Brasil poderá se declarar livre da gripe aviária em granjas comerciais, o que pode abrir caminho para a retomada das exportações. A China suspendeu importações de todo o país, enquanto Japão e Emirados Árabes aplicaram restrições apenas a Montenegro. Já a Arábia Saudita estendeu o embargo para todo o Rio Grande do Sul.

O governo brasileiro aposta na regionalização das restrições para reduzir os impactos no comércio exterior e reforça que medidas de biossegurança seguem sendo aplicadas.

Share this content:

Publicar comentário