Tocantins reduz feminicídios e avança na proteção às mulheres
Share this content:
Foto: Governo do Tocantins
Dados do Mapa da Segurança Pública 2025, divulgados pelo Ministério da Justiça, mostram que o Tocantins reduziu de 18 para 12 o número de feminicídios entre 2023 e 2024 — queda de 33,33%. O resultado contrasta com a tendência de aumento desses crimes em outros estados do país.
A Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) destaca que o índice positivo reflete o fortalecimento da rede de proteção, com atuação conjunta de forças de segurança, Casas da Mulher, Ministério Público, Judiciário e sociedade civil.
A secretária Berenice Barbosa afirmou que os dados representam vidas preservadas e reforçam a importância da prevenção e do acolhimento. Ela lembra que o feminicídio é o desfecho de um ciclo de violência que pode ser interrompido com ações educativas e acesso a serviços de apoio.
A SecMulher oferece escuta e orientação por meio da Ouvidoria da Mulher, disponível pelo WhatsApp (63) 99282-0574 e e-mail ouvidoria@mulher.to.gov.br. Também estão ativos os canais emergenciais: Disque 180 e 190.
Publicar comentário