Entre Rios Cunhãs e Araguaia: operação fiscaliza pesca irregular no Tocantins

Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encerrou, na última terça-feira (1º), a operação Entre Rios Cunhãs e Araguaia, realizada nos municípios de Couto Magalhães, Bernardo Sayão, Juarina, Arapoema e Pau D’Arco. A ação teve como objetivo combater a pesca predatória e garantir o cumprimento da legislação ambiental vigente, como as Portarias Naturatins nº 34 e 35/2023 e as Instruções Normativas Interministeriais MPA/MMA nº 12 e 13/2011.

Durante o patrulhamento aquático nos rios Cunhãs e Araguaia e áreas adjacentes, foram apreendidos 3 mil metros de redes, 40 quilos de pescado, um kit de pesca e mergulho, além de espinhéis e tarrafas. Os materiais foram encaminhados à unidade regional do Naturatins em Arapoema.

Comunidade ribeirinha recebe orientação sobre legislação ambiental

A operação também incluiu uma ação educativa com a participação da Secretaria de Meio Ambiente de Arapoema e Bombeiros Civis. Moradores ribeirinhos e representantes de acampamentos em ilhas próximas ao distrito de Araçaji (Jacu) participaram de rodas de conversa sobre pesca legal e áreas de preservação.

Peixes vivos foram devolvidos ao habitat natural, enquanto os abatidos foram doados ao CRAS de Couto Magalhães, que repassou os alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade.

Share this content:

Publicar comentário