Polícia Civil do Tocantins desmantela quadrilha que aplicava golpes virtuais em Palmas

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Tocantins concluiu, nesta quarta-feira (23), o inquérito da Operação Espada de Themis, que investigou um grupo criminoso especializado em golpes virtuais usando identidade falsa de advogados. A investigação da Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) resultou no indiciamento de 47 pessoas pelos crimes de estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro, uso de identidade falsa e organização criminosa.

O caso começou a ser investigado no início de 2024, após 20 moradores de Palmas relatarem terem sido vítimas da fraude. Pelo menos seis vítimas são idosas, e o prejuízo estimado chega a R$ 150 mil. Os criminosos convenciam as vítimas a fazer transferências bancárias sob falsos pretextos jurídicos.

Prisões foram realizadas no Ceará e Alagoas

A operação foi deflagrada no dia 10 de julho, com ações no Ceará e em Alagoas. Foram cumpridos 10 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão. As prisões temporárias foram convertidas em preventivas. Até agora, sete pessoas foram presas e três seguem foragidas.

O inquérito foi encaminhado à Justiça e será analisado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). A Polícia ressaltou a complexidade do caso e o trabalho técnico envolvido na apuração.

Share this content:

Publicar comentário