Operação da PMTO combate crimes ambientais e prende grupo com pescado ilegal
Share this content:
Foto: Polícia Militar/Governo do Tocantins
A Polícia Militar do Tocantins, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou a Operação Javaés 1 no Parque Nacional do Araguaia, em Pium, com objetivo de coibir a pesca e a caça predatórias. A ação contou com apoio aéreo do helicóptero Graer 03 e patrulhamento terrestre, fluvial e aéreo.
Durante a operação, sete pessoas da região de Barreira de Campos (PA) foram abordadas, incluindo um indígena. Com elas, foram apreendidos 720 quilos de pescado, dez tartarugas vivas (devolvidas à natureza), uma ave silvestre abatida, mil metros de redes, uma arma artesanal calibre .22, munições, embarcações, motores e outros apetrechos usados na pesca ilegal.
Os envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Paraíso do Tocantins, onde o flagrante foi registrado. O material permanece à disposição das autoridades.
A PMTO também realizou sobrevoos em outras áreas críticas do parque, sem registro de novas irregularidades. Segundo o comandante-geral, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a operação reforça o compromisso com a preservação dos recursos naturais do estado.
Publicar comentário