Aumento de hospitalizações por influenza acende alerta em 13 estados brasileiros

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O boletim semanal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (8), apontou aumento nas hospitalizações por influenza em várias regiões do Brasil. Dados do InfoGripe mostram maior incidência entre jovens, adultos e idosos, além de alta nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos.

Apesar de sinais de desaceleração em estados do Centro-Oeste, a taxa de incidência segue elevada, especialmente no Sudeste, Norte e Nordeste. A pesquisadora Tatiana Portella alertou: “Mesmo com redução do avanço, a incidência ainda é alta”.

Covid-19 ainda lidera mortes por SRAG entre idosos

A Covid-19 permanece como principal causa de morte por SRAG entre idosos, seguida pela influenza A. Já os casos em jovens e adultos continuam em crescimento, enquanto crianças de 2 a 14 anos apresentam tendência de queda.

Portella reforçou o uso de máscaras em locais fechados e recomendou vacinação contra influenza A. Segundo o InfoGripe, 13 estados estão em alerta ou risco elevado de SRAG: Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Share this content:

Publicar comentário