Declaração de Lula sobre traficantes gera críticas e presidente se retrata
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se retratou na sexta-feira (24) por uma declaração feita durante coletiva em Jacarta, na Indonésia, em que afirmou que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.
Na publicação em rede social, Lula disse:
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado.”
Ele acrescentou que “mais importante do que as palavras são as ações” de seu governo e citou como exemplo a maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento da PEC da Segurança Pública ao Congresso e recordes de apreensão de drogas.
Contexto da fala e repercussão:
Durante a coletiva, Lula comentava sobre o combate às drogas e mencionou que seria “mais fácil” para Brasil e Estados Unidos “combater os nossos viciados internamente”. Em seguida disse: “Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.
A declaração gerou forte reação da oposição. Partido Liberal, entre outros partidos, criticaram a comparação entre traficantes e vítimas.
O governo destacou, em resposta, que as ações práticas em segurança pública devem prevalecer sobre frases isoladas. A retratação foi apresentada como correção de posicionamento.
Share this content:
Publicar comentário