Defesa Civil inicia simulação do sistema de alertas em celulares no Tocantins

Foto: Divulgação

Moradores dos sete estados da Região Norte receberão neste sábado (13), a partir das 15h, o primeiro alerta de demonstração do sistema Defesa Civil Alerta. A ação marca a fase inicial de implantação da ferramenta, que busca reforçar a proteção da população em situações de risco.

No Tocantins, o teste ocorrerá em Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã. Todos os celulares fabricados a partir de 2020, conectados às redes 4G ou 5G, devem receber a notificação, acompanhada de um aviso sonoro de cerca de dez segundos. Cidades vizinhas também podem ser alcançadas devido ao alcance das antenas.

Funcionamento e expansão

O sistema envia dois tipos de mensagens:

  • Alerta Extremo – com som semelhante a sirene, mesmo no modo silencioso, para situações de alta gravidade.
  • Alerta Severo – com bipe discreto, para riscos menos urgentes.

Segundo a coronel Andreya de Fátima Bueno, da Defesa Civil do Tocantins, a tecnologia garante mais agilidade e segurança: “Com ele, conseguimos enviar informações rápidas e claras, dando mais tempo para a população se proteger”.

O Defesa Civil Alerta já funciona nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. No Norte, após a fase de testes, o sistema começa a operar de forma plena em 17 de setembro. A previsão é de que chegue a todo o país até o final de 2025.

Share this content:

Publicar comentário