Incidência de síndrome respiratória cresce e preocupa estados como Tocantins

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (15), aponta que a influenza A é hoje a principal causa de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos no Brasil. Entre crianças pequenas, aparece como uma das três principais causas de óbito.

O Tocantins está entre os 15 estados com nível de alerta ou risco elevado, com tendência de crescimento nas internações por SRAG, principalmente entre idosos (por influenza A) e crianças (por Vírus Sincicial Respiratório – VSR).

Vacinação e prevenção seguem como recomendações

A pesquisadora Tatiana Portella alerta que a taxa de mortalidade infantil por SRAG já se aproxima da dos idosos. Ela reforça a importância da vacinação contra a gripe, especialmente nos grupos de risco, além do uso de máscaras em locais com aglomeração e por quem estiver com sintomas gripais.

Estados em alerta

Além do Tocantins, outros 14 estados apresentam risco elevado ou tendência de crescimento nos casos de SRAG: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Share this content:

Publicar comentário