Justiça determina afastamento de juiz por conduta irregular em Gurupi
Share this content:
Foto: Elias Oliveira/Cecom TJ-TO
O juiz Adriano Morelli, da 1ª Vara Cível e de Recuperações Judiciais de Gurupi, foi afastado do cargo por 140 dias. A decisão, publicada nesta segunda-feira (21), foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) após suspeita de favorecimento a partes em um processo sob sua condução.
A portaria aponta que o magistrado descumpriu uma decisão colegiada de instância superior. Embora não tenham sido divulgados detalhes sobre o favorecimento, documentos indicam possíveis irregularidades. O afastamento foi determinado durante sessão do Tribunal Pleno realizada no dia 17 de julho.
Em nota, Morelli afirmou que o processo administrativo se refere a uma sentença de 2023 e não tem relação com outros casos da vara. Ele negou as acusações e disse que houve apenas uma divergência jurídica com o entendimento da Câmara que julgou o recurso.
O juiz também destacou que já havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e voltou a ser alvo de questionamentos por práticas consideradas fora dos limites legais da função. Durante o afastamento, a Corregedoria do TJ-TO será responsável pela apuração.
Publicar comentário