Perda do título: TRE alerta eleitores do Tocantins sobre prazo de regularização

Foto: TRE-TO/ Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) informou que eleitores que deixaram de votar em três eleições consecutivas, sem justificar e sem pagar multa, têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação. Após esse prazo, o título pode ser cancelado.

Até o fim de abril, cerca de 30 mil eleitores tocantinenses estavam nessa condição, segundo o TRE. A ausência pode incluir eleições regulares, segundo turno e suplementares.

Com o título cancelado, o cidadão fica impedido de participar de concursos públicos, tomar posse em cargos, renovar matrícula em instituições de ensino oficial, tirar passaporte e obter empréstimos em bancos públicos.

Como verificar pendências

A consulta pode ser feita pelo Autoatendimento Eleitoral ou aplicativo e-Título. Quem preferir, pode ir ao cartório eleitoral com documento com foto, título ou e-Título e comprovantes de votação, justificativas ou multas.

Caso haja multa, ela é calculada por turno ausente e pode ser paga por boleto, Pix ou cartão. Após o pagamento, a situação é regularizada automaticamente.

Share this content:

Publicar comentário