PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe em Brasília

Foto: Divulgação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a PGR, Bolsonaro teria liderado um grupo que buscava desacreditar o sistema eleitoral e promover ações contra instituições democráticas. A acusação está baseada em investigações realizadas após os ataques de 8 de janeiro de 2023. Bolsonaro negou envolvimento.

Outros aliados e Mauro Cid também são citados

A PGR também pediu a condenação de ex-ministros e militares, como Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Augusto Heleno, Braga Netto e Almir Garnier, por crimes semelhantes.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fez delação premiada e confessou participação no planejamento da tentativa de golpe. A PGR reconheceu sua colaboração, mas apontou omissões e defendeu redução parcial da pena.

O STF ainda não definiu a data para o julgamento. As penas podem ultrapassar 30 anos, dependendo da participação de cada réu.

Share this content:

Publicar comentário