Prefeitura confirma ataque hacker em Porto Nacional, mas descarta vazamento de dados

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Porto Nacional foi alvo de um ataque cibernético entre a noite de segunda-feira (23) e a manhã desta terça-feira (24). O ataque, classificado como “Ransomware”, comprometeu os sistemas internos da prefeitura, que ficaram fora do ar e sem acesso à internet durante toda a manhã.

O vírus utilizado tem como objetivo criptografar arquivos e exigir resgate em troca da liberação. Segundo a prefeitura, os criminosos ainda deixaram uma ameaça de divulgar dados pessoais, mas não conseguiram realizar cópias ou transferências dos arquivos.

Backup diário evitou perda de dados e garante restauração dos sistemas

A gestão municipal afirmou que os dados dos contribuintes e processos eletrônicos não foram afetados. De acordo com o secretário-executivo de Tecnologia da Informação, Garibaldi Neto, os arquivos — que somam cerca de 20 terabytes — já estão sendo restaurados a partir de backups diários.

Os sistemas atingidos foram apenas os de arquivos internos e de geomapeamento urbano, que não possuem informações sensíveis de servidores ou munícipes. A Procuradoria Jurídica do Município irá registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil para investigação do caso.

Share this content:

Publicar comentário