Tocantins inicia Junho Vermelho com ações para reforçar doações de sangue

Foto: Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), iniciou neste domingo (1º) a campanha Junho Vermelho, com o objetivo de incentivar a doação de sangue e ampliar o número de doadores regulares. A mobilização faz referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, e contará com ações em diversas cidades do estado.

De acordo com a Hemorrede Tocantins (Hemoto), 24.898 doações foram registradas em 2024. Entre janeiro e maio deste ano, 10.767 pessoas já doaram sangue. O Tocantins possui atualmente 232.612 doadores cadastrados.

Estoques baixos e como doar

A superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes, alerta que os estoques estão críticos para todos os tipos sanguíneos e destaca a importância da adesão de novos doadores.

Além das coletas nas unidades fixas e móvel, haverá mobilizações em empresas, escolas, órgãos públicos e palestras de conscientização. Locais de Palmas também serão iluminados de vermelho em apoio à campanha.

Para doar, é necessário:

  • Ter entre 16 e 69 anos (com autorização para menores);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Levar documento com foto.

Também é preciso ter dormido pelo menos 6 horas, estar alimentado, não ter consumido álcool nas últimas 12 horas e não ter feito tatuagens nos últimos 6 meses. Grávidas e lactantes não podem doar temporariamente.

As doações ocorrem de segunda a sexta, das 7h às 18h, nas unidades da Hemorrede. Mais informações: to.gov.br/saude ou pelos números (63) 3027-4705 / 4706 / 5222 / 5241 ou 0800-000-4626.

Share this content:

Publicar comentário