Apagão atinge 13 estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira

image_processing20241014-3295936-4luw5l Apagão atinge 13 estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira
Foto: Reprodução

Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) afetou o Distrito Federal e ao menos 13 estados em diferentes regiões do Brasil. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a causa foi um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), que faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Falha em subestação provoca interrupção no fornecimento de energia:
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o incidente provocou a interrupção de aproximadamente 10 mil megawatts (MW) de carga. Assim que o problema foi identificado, o ONS iniciou, junto com as concessionárias, as ações de restabelecimento do serviço.

O apagão teve duração entre 8 minutos e 1 hora, variando conforme a região. O governo informou que a distribuição de energia foi completamente normalizada e que uma reunião será realizada ainda nesta terça-feira para apurar as causas do incêndio.

O SIN é responsável pela interligação e distribuição de energia elétrica em quase todo o território brasileiro, conectando usinas, subestações e redes sob coordenação do ONS.

Estados afetados e tempo de restabelecimento:
Além do Distrito Federal, houve registros de falta de energia em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Rondônia.

Em São Paulo, cerca de 937 mil clientes atendidos pela Enel ficaram sem luz por cerca de 8 minutos. No Rio de Janeiro, 450 mil consumidores foram impactados pela Light, enquanto 277 mil clientes da Enel ficaram sem energia por quase 1 hora.

No Distrito Federal, a Neoenergia Brasília informou que 300 mil unidades ficaram sem energia entre 0h31 e 1h06, afetando 8 subestações.

Em Goiás, a Equatorial relatou interrupção em cerca de 50 municípios, totalizando mais de 529 mil consumidores. Já no Amazonas, o blecaute atingiu Manaus, Parintins e Itacoatiara, com duração de aproximadamente 1 hora.

No Rio Grande do Norte, 425 mil clientes ficaram sem energia por cerca de 4 minutos. Em Sergipe, 200 mil pessoas foram afetadas e o serviço voltou ao normal por volta de 1h11. A Paraíba também registrou queda às 0h31, normalizada às 0h40.

Em Maranhão, o fornecimento foi restabelecido às 1h30, segundo a Equatorial Maranhão. Em Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, o fornecimento foi reativado gradualmente nas primeiras horas do dia.

O último apagão de grande escala havia ocorrido em 2023, quando 29 milhões de brasileiros foram afetados em 25 estados e no Distrito Federal, devido a uma sobrecarga no sistema elétrico.

Share this content:

Publicar comentário