Governo do Tocantins convoca a população para participar do Dia D contra a dengue
Foto: Divulgação
O Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), em conjunto com a Ministério da Saúde (MS) e os 139 municípios do estado, vai realizar no próximo sábado (08) o “Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue”. O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de eliminação do mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses como dengue, chikungunya e Zika, especialmente com o início do período chuvoso, quando depósitos como pneus, entulhos, materiais rodantes e sucatas favorecem a proliferação do mosquito.
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, ressaltou que “os índices tocantinenses são bons, por isso precisamos da mobilização da população para manter o controle do vetor e evitarmos a alta no número de casos das arboviroses. Isso resulta em menor impacto na rede assistencial e, consequentemente, mais qualidade no atendimento dispensado aos usuários do Sistema Único de Saúde”.
Queda nos casos em 2025 e reforço à atenção durante as chuvas:
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que, em 2025, o Tocantins registrou 3.154 casos de dengue até o momento, uma queda de 24,3% em comparação aos 4.166 casos no mesmo período de 2024. No total, 139 municípios apresentaram notificações em 2025, com 15.856 casos, enquanto em 2024 havia 22.471 casos registrados, uma redução de 29,4%. Até agora, foram confirmadas duas mortes por dengue nos municípios de Araguaína e Cachoeirinha, e um óbito está em investigação em Aliança do Tocantins.
Em relação à chikungunya, foram confirmados 551 casos em 2025 (queda de 26,5% sobre os 750 de 2024). Já os casos de Zika aumentaram 65 em 2025 contra 46 em 2024. A gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno, alertou que “a sociedade precisa participar desse momento. Neste sábado, destine 10 minutos do seu tempo para cuidar da sua família, da sua casa e do seu quintal identificando e eliminando focos do vetor”.
Apesar dos bons resultados, a chegada das chuvas e a circulação simultânea de três dos quatro sorotipos da dengue, além da chikungunya, levantam alerta para a possibilidade de surto ou epidemia, o que reforça a necessidade de ações intra e intersetoriais para a educação em saúde, identificação e eliminação do vetor.
Share this content:
Publicar comentário