Irã ataca base dos EUA no Catar em resposta a bombardeios nucleares

Foto: Reuters

O Irã lançou, nesta segunda-feira (23), um ataque com mísseis contra a base americana Al Udeid, no Catar, em retaliação à ofensiva dos Estados Unidos contra instalações do programa nuclear iraniano. Segundo um oficial israelense, seis mísseis foram disparados.

A base abriga mais de 10 mil soldados dos EUA e é considerada a maior da região. Explosões também foram ouvidas em Doha, capital do país. De acordo com autoridades cataris e norte-americanas, não houve vítimas.

O Irã informou Washington e Doha sobre o ataque com duas horas de antecedência, tentando evitar baixas. A ofensiva faz parte da operação “Anunciação da Vitória”, segundo o governo iraniano.

Conflito cresce após ação americana contra instalações nucleares

O ataque ocorre dois dias após a operação “Martelo da Meia-Noite”, quando os EUA bombardearam centros nucleares iranianos em Fordow, Natanz e Esfahan. O Pentágono afirma que a ação não configura declaração de guerra, mas o Irã promete retaliações.

Espaços aéreos no Catar, Emirados Árabes, Bahrein e Kuwait foram fechados. Bases americanas em outros países do Oriente Médio estão em alerta. Enquanto isso, o Irã também mantém ataques diários a alvos em Israel, ampliando a tensão na região.

Share this content:

Publicar comentário