Apos vazamento BRK é multada em R$ 1,7 milhão por contaminação que chegou ao Lago de Palmas

Foto: ARP/ Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas aplicou uma multa de R$ 1.762.992,00 à BRK Ambiental após constatar um vazamento de esgoto no sistema de drenagem que deságua no Lago de Palmas. A penalidade foi emitida pela Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP).
Vazamento foi identificado na região norte da capital:
De acordo com a prefeitura, o vazamento foi detectado na sexta-feira (11), durante uma fiscalização que identificou grande volume de esgoto em dois pontos de visita, localizados na Arno 43 (antiga 407 Norte) e na Avenida NS-15, na região norte da cidade.
Na segunda-feira (13), a ARP verificou que o problema persistia no sistema de drenagem, o que pode resultar em nova multa à concessionária. O órgão aguarda o resultado de uma perícia técnica para lavrar um novo auto de infração.
Segundo o presidente da ARP, Marcelo Walace, o vazamento representa risco direto à saúde pública e ameaça ao meio ambiente.
“O escoamento contínuo de esgoto bruto em via pública resulta em exposição de efluentes não tratados, com potencial de contaminação microbiológica e química do solo, da drenagem pluvial e do Lago de Palmas, corpo hídrico de grande relevância ambiental e turística”, afirmou.
BRK atribui problema ao lançamento irregular de águas pluviais:
Em nota, a BRK Ambiental informou que o vazamento foi provocado pelo excesso de águas pluviais lançadas irregularmente na rede de esgoto por meio de ligações domiciliares. A empresa destacou que esse tipo de prática causa sobrecarga nas tubulações e compromete o funcionamento do sistema.
A concessionária reforçou que a rede de esgoto não deve receber águas das chuvas, que devem ser direcionadas ao sistema público de drenagem, e orientou que a população entre em contato em casos de ocorrências pelo número 0800 644 0195, disponível 24 horas por dia.
Share this content:
Publicar comentário